..:: AME - Jales ::..

DETALHE DO ARTIGO

Verifique todo o conteúdo da notícia selecionada e veja ao lado direito nossas notícias recentes.

Inclusão que inspira: AME Jales promove Curso de Libras para colaboradores e reforça compromisso com a acessibilidade

No Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Jales, uma iniciativa vem transformando rotinas e tocando profundamente quem dela participa. É o curso de Libras oferecido aos colaboradores da unidade, com encontros semanais ao longo de seis meses, ministrado pela professora Aline Ferreira Marques. Mais do que um curso, trata-se de um gesto de cuidado e respeito. A cada aula, os participantes descobrem que aprender Libras é muito mais do que memorizar sinais: é abrir portas, criar pontes e garantir que todas as vozes sejam ouvidas — inclusive as que não são faladas. A proposta surgiu diante da necessidade crescente de intérpretes na saúde e do aumento da demanda de pacientes surdos na unidade. Mais do que um aprendizado técnico, o curso tem sido um exercício de empatia, humanidade e transformação no modo de acolher. “Estamos muito felizes e motivados. Os participantes estão super empolgados! Cada aula é uma troca rica e significativa”, destaca Rosineide Savazi, líder do setor de Assistência Social e uma das alunas do curso. “Aprender Libras é também aprender a enxergar o outro com mais sensibilidade e respeito”, complementou. A diversidade dos participantes é um dos pontos altos da iniciativa: 2 assistentes sociais, 1 recepcionista, 1 colaborador do Acolhimento, 2 técnicos de Enfermagem, 1 auxiliar de Limpeza, 2 seguranças e 1 colaborador do setor Financeiro. Todos se dedicam com entusiasmo, conscientes de que o conhecimento adquirido ultrapassa barreiras linguísticas e impacta diretamente no cuidado ao próximo. Para a gestora administrativa do AME Jales, Fátima Modulo, o curso reafirma o papel da saúde como espaço de escuta e inclusão: “Investir na formação em Libras é garantir que todos os pacientes, inclusive os surdos, sejam recebidos com dignidade, compreensão e qualidade. É uma iniciativa que traduz o nosso compromisso com a humanização e a equidade no atendimento.” Essa é mais uma das ações que reforçam o compromisso do Ambulatório — unidade gerida pela Santa Casa de Votuporanga — com a inclusão, a humanização e o acolhimento real, onde cada pessoa é vista, ouvida e respeitada em sua singularidade. Porque, cuidar também é aprender a ouvir com os olhos e a falar com as mãos.