AME Jales reúne condutores de transporte público da Saúde para aprimorar atendimento de pacientes
Neste mês, o Ambulatório Médico de
Especialidades (AME) de Jales realizou o “1º Encontro com os
Condutores de Transporte Público da Saúde – Transporte Seguro e
Humanizado”, com a finalidade de garantir, de forma efetiva e
integral, um atendimento de qualidade aos pacientes que precisam
dos transportes para deslocamento a um serviço de saúde. Dentre
os assuntos abordados com os motoristas de ambulância de
Aparecida D’Oeste e Marinópolis que participaram do encontro,
foram debatidos os fatores que mais resultam em perda de vaga de
consultas e exames ofertados, como a falta dos documentos
necessários, atrasos e falta do preparo adequado para realização
de procedimentos.
Os condutores receberam uma manual estilo checklist como forma de padronizar os atendimentos. Agora, a recomendação é que estes motoristas sigam a lista com pacientes e acompanhantes antes de iniciar o serviço de transporte. Os itens incluem a checagem de documentos (RG, CPF, cartão do SUS -Sistema Único de Saúde), guia de encaminhamento para consultas ou exames, realização da preparação e resultado das avaliações, por exemplo.
“É uma iniciativa importante em termos de orientação ao condutor de transporte público da Saúde, que também é responsável por uma assistência de qualidade aos usuários do SUS. Por isso, procuramos incentivar a comunicação e a checagem dos fatores básicos, para que a viagem não seja perdida”, disse a gerente administrativa da unidade, Fátima Modolo Cláudia.
A coordenadora de Humanização, Kelly Dayse Nicoletti Sanita, ressaltou que, entre as dificuldades que impossibilitam o atendimento, estão pacientes com ausência de documento pessoal, sem guia de encaminhamento para o ambulatório e de exames, sem preparos e até mesmo atrasos. “Fazemos toda a mediação possível para assistir o paciente, mas muitas vezes não conseguimos. Por isso, estamos reforçando as orientações”, afirmou a profissional.
A iniciativa integra as ações do Matriciamento e Plano Institucional de Humanização (PIH) de 2020 e envolve os motoristas da cidade de Jales e demais 16 cidades abrangentes ao AME Jales. Entretanto, para evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), os municípios foram divididos em grupos de até três participantes cada. Os próximos encontros devem ocorrer até dezembro.
O próximo encontro acontece ainda em outubro, com a participação de condutores das cidades de Dolcinópolis, Jales e Mesópolis. Em novembro, serão dois encontros com representantes das cidade de Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete e Santana da Ponte Pensa. No mês de dezembro, acontecem os dois últimos encontros com os motoristas das cidades de São Francisco, Turmalina, Urânia, Vitória Brasil, Aspásia e Dirce Reis.
O AME Jales é administrado pela OSS Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Está localizado na Rua Sete, 2720 – Centro - Jales. Contato: (17) 3622-5470.
Os condutores receberam uma manual estilo checklist como forma de padronizar os atendimentos. Agora, a recomendação é que estes motoristas sigam a lista com pacientes e acompanhantes antes de iniciar o serviço de transporte. Os itens incluem a checagem de documentos (RG, CPF, cartão do SUS -Sistema Único de Saúde), guia de encaminhamento para consultas ou exames, realização da preparação e resultado das avaliações, por exemplo.
“É uma iniciativa importante em termos de orientação ao condutor de transporte público da Saúde, que também é responsável por uma assistência de qualidade aos usuários do SUS. Por isso, procuramos incentivar a comunicação e a checagem dos fatores básicos, para que a viagem não seja perdida”, disse a gerente administrativa da unidade, Fátima Modolo Cláudia.
A coordenadora de Humanização, Kelly Dayse Nicoletti Sanita, ressaltou que, entre as dificuldades que impossibilitam o atendimento, estão pacientes com ausência de documento pessoal, sem guia de encaminhamento para o ambulatório e de exames, sem preparos e até mesmo atrasos. “Fazemos toda a mediação possível para assistir o paciente, mas muitas vezes não conseguimos. Por isso, estamos reforçando as orientações”, afirmou a profissional.
A iniciativa integra as ações do Matriciamento e Plano Institucional de Humanização (PIH) de 2020 e envolve os motoristas da cidade de Jales e demais 16 cidades abrangentes ao AME Jales. Entretanto, para evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), os municípios foram divididos em grupos de até três participantes cada. Os próximos encontros devem ocorrer até dezembro.
O próximo encontro acontece ainda em outubro, com a participação de condutores das cidades de Dolcinópolis, Jales e Mesópolis. Em novembro, serão dois encontros com representantes das cidade de Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Santa Albertina, Santa Salete e Santana da Ponte Pensa. No mês de dezembro, acontecem os dois últimos encontros com os motoristas das cidades de São Francisco, Turmalina, Urânia, Vitória Brasil, Aspásia e Dirce Reis.
O AME Jales é administrado pela OSS Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Está localizado na Rua Sete, 2720 – Centro - Jales. Contato: (17) 3622-5470.